quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Pedal de reconhecimento em Salesópolis - 27/11/2010



Através do website www.bikeciclotur.com.br, recebi o contato do Toninho, ciclista e morador de Salesópolis. O e-mail tinha os seguinte dizeres:

"sou o toninho de salesópolis temos otimas trilhas com represa e cachoeira tambem uma trilha para conheser a nascente do Rio Tiete que tal marcar uma trilha obrigado pela atenção"


Através dessa mensagem, começamos um diálogo via email e por telefone. Eu ja tinha a proposta de ampliar os roteiros da Bike Ciclotur então foi um email que chegou em oportuno momento.

Marcamos então um pedal de reconhecimento. O Allyson e eu, fomos de carro ate a cidade de Salesópolis, distancia aproximada 140 quilômetros das nossas moradas.

Atrasamos em São Paulo e por isso chegamos com 1h depois do combinado mas lá estavam o Toninho e o Antonio ambos muito receptivos e com um sotaque interiorano. Duas figuras muito alegres que nos apresentou o roteiro em um belíssimo dia de pedalada.

A primeira parada do roteiro aconteceu no Museu da Energia. Muito interessante o lugar pois agrega belezas naturais, história local e muito aprendizado sobre a construção e geração de energia. O Museu recebe muitas escolas e turistas para o estudo do meio.





Existe no local, uma turbina que gera energia para um pequeno povoado.



Continuamos o percurso, que vai beirando a represa da Ponte Nova e encostas com muitas propriedades rurais e locais com mata ainda preservada.



Com o objetivo de chegar ate a represa, continuamos nossa jornada.



Com vista a uma represa maravilhosa de água limpa. Chegamos pouco mais da metade do percurso.





O mais impressionante é sem dúvida a represa com água própria para banho. O local é distante e faz parte de uma unidade de conservação, por isso é mais seletivo onde recebe a visita de poucos pescadores. Saímos de lá após um banho nas águas do Tietê.
A história desse rio se contrasta com a história do Estado de São Paulo. Uma história para ler e reler no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Tiet%C3%AA



Fica o meus sinceros agradecimentos aos Antonios que nos saudaram com muita receptividade e atenção e ao amigo Allyson que viabilizou mais esta viagem.

Nos veremos dia 19/12/2010, ultimo evento Bike Ciclotur do ano de 2010:

http://www.bikeciclotur.com.br/roteiro03.php

Um abraço
Edmilson

4 comentários:

QUEM SOU EU

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Monitor Ambiental, adepto do cicloturismo e empreendedor responsável pelos Passeios Ciclísticos Bike Ciclotur. “Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.” Amyr Klink